Yemen News Agency*
Sanaa – Os governos do Iêmen e da França assinaram ontem (08) em Sanaa, capital do Iêmen, um acordo de cooperação segundo o qual a França vai conceder ao Iêmen ajuda financeira no valor de 100 milhões de euros (US$ 131,2 milhões) no período de 2007 a 2011.
O acordo foi assinado pelo ministro do Planejamento e Cooperação Internacional do Iêmen, Abdul-Karim al-Arhabi, e pela ministra da Cooperação, Desenvolvimento e Francofonia, Brigitte Girardin.
Em conferência à imprensa ontem em Sanaa, a ministra francesa disse que vai trabalhar para aumentar a ajuda para 120 milhões de euros (US$ 157,5 milhões) nos próximos anos. Girardin afirmou que a ajuda ao Iêmen será destinada a projetos de infra-estrutura, promoção do setor agrícola, da diversidade cultural e de pesquisas acadêmicas. Ela disse também que a Agência Francesa de Desenvolvimento (ADF) vai inaugurar um escritório permanente no Iêmen em setembro deste ano.
O ministro al-Arhabi disse à Yemen News Agency que o acordo tem como objetivo implementar as decisões tomadas durante a cúpula Iêmen-França, que aconteceu em novembro de 2006, com a presença dos presidentes Ali Abdullah Saleh, do Iêmen, e Jacques Chirac, da França.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum