São Paulo – O setor de franquias do ramo de alimentação espera crescer 14,17% no Brasil este ano, segundo uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (29) pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) feita em parceria com a EDC, consultoria especializada na área.
De acordo com nota da ABF, o segmento que prevê o maior crescimento é o de snack/cafeterias, com 33,19%; seguido do de comida variada, grelhados e outros, com 18,68%; e do de comida asiática, com 15,58%.
A pesquisa foi feita em abril e maio deste ano com 41 associadas da ABF que têm 3.527 lojas, representam 67% do mercado e 64% do faturamento do ramo. Segundo a entidade, o conjunto das empresas ouvidas tem um faturamento de R$ 6 bilhões por ano.
O levantamento, de acordo com a ABF, mostra que o segmento de sanduíches responde por 59% desse total; seguido do ramo de comida variada, grelhados e outros, com 22%; pizzas e massas, com 6%; comida asiática, com 5%; e snack/cafeterias, com 4%.
O estudo revela também que está ocorrendo uma migração das franquias dos shopping centers para lojas de rua. Em 2006, os shoppings concentravam 56,8% dos estabelecimentos do gênero e 33,4% estavam nas ruas, sendo que no ano passado essa relação mudou para 51,8% e 39%, respectivamente.
O diretor da ECD, Enzo Donna, disse, de acordo com a nota da ABF, que até 2010 a relação vai se inverter, com 39% das lojas nos shoppings e 55,6% nas ruas. O coordenador do grupo setorial de Fast Food da ABF, João Baptista da Silva Junior, acrescentou, sempre segundo a nota, que a tendência reflete os custos de ocupação dos shoppings. A pesquisa mostra também que 4,1% dos pontos-de-venda estão em hipermercados, 0,5% em galerias ou centros comerciais e 4,5% em outros locais.
A internacionalização das franquias brasileiras também ficou demonstrada no estudo. Os países com maior número de redes brasileiras são o México (63%), Angola (25%) e Espanha (13%). Este ano, de acordo com a pesquisa, os mercados que mais deverão receber franquias do Brasil são Espanha (33%), México (22%), Angola, Costa Rica, Estados Unidos e Panamá, cada um com 11% do total de empresas que pretendem se internacionalizar.
Na seara interna, o levantamento mostra que do total de lojas 46,7% estão em São Paulo, 17,5% no Rio de Janeiro, 4,5% no Distrito Federal, 4,4% no Paraná, 4,2% em Minas, 2,9% em Santa Catarina, 2,3% em Pernambuco e o restante em outros estados. Com relação à expectativa de novas aberturas até 2010, São Paulo deve receber 44,5%, o Rio 14,8%, o DF 6,1%, o Paraná 4,1%, Minas 3,1% e Santa Catarina e Pernambuco 2,6% cada.

