São Paulo – O empresário brasileiro Roberto Leme Praxedes, proprietário do frigorífico Iguatemi, com parque fabril instalado no município de Iguatemi, no estado do Mato Grosso do Sul, está decidido a encontrar um investidor árabe para ajudá-lo a tocar o negócio. “Queremos um parceiro apenas para ajudar com o capital de giro. Nossa estrutura está 100% pronta e funcionando com todas as máquinas e equipamentos necessários”, disse Praxedes à ANBA.
O frigorífico, no mercado há 20 anos, tem capacidade para abater 700 animais por dia, gera 300 empregos diretos e possui certificação halal desde 1998. “Nossa intenção é produzir com exclusividade para os países árabes, hoje um dos principais mercados de destino da carne brasileira”, destacou.
Egito, Arábia Saudita, Argélia e Líbia se destacam entre os dez maiores mercados importadores de carne bovina brasileira. De janeiro a setembro deste ano, as quatro nações árabes consumiram mais de 440 mil toneladas de carne brasileira.
Percentualmente, os países árabes representam uma fatia de quase 20% do total das exportações brasileiras de carne que, no acumulado do ano, somam US$ 3,91 bilhões, resultado 22% maior do que o dos primeiros nove meses de 2007.
O empresário brasileiro conta que já exportou para Egito, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita. Em 2004 chegou a participar de um seminário e rodadas de negócios com empresários árabes na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo. “Na época fiz muitos contatos e troquei vários cartões. Acredito que nosso negócio pode interessar, e muito, aos empresários da região”, afirmou.
Retomada
Após um período de altos e baixos com o negócio, principalmente em 2006 quando casos de febre aftosa foram registrados no estado, o empresário arrendou o frigorífico para o grupo Diplomata, com sede em Cascavel, no Paraná. Segundo Praxedes, agora que contrato venceu e ele irá retomar o comando do frigorífico, e acredita ser o momento ideal para desenvolver uma parceria ou joint-venture com um investidor do Oriente Médio ou Norte da África.
“Já fui procurado por alguns empresários brasileiros, mas prefiro uma parceria direta com um grupo ou empresário estrangeiro. Acho que é uma excelente oportunidade para os dois lados”, declarou. “Nossa empresa tem uma estrutura enxuta e está muito bem localizada, muito próxima da divisa com o estado do Paraná, na mesma região onde está instalado o frigorífico Bertin”, acrescentou.
O município de Iguatemi está localizado no sul de Mato Grosso do Sul, a 451 quilômetros de Campo Grande. A cidade funciona como um pólo regional, com frigoríficos que juntos geram cerca de 1.600 empregos diretos.
Contato
Telefone: +55 (43) 3304-6967
E-mail: praxedes_frigo@uol.com.br

