São Paulo – O frigorífico Mondelli iniciou suas exportações aos países árabes há mais de dez anos. Hoje, seus clientes no Oriente Médio e Norte da África representam 55% das exportações da empresa, que atua com clientes selecionados e a partir desta estratégia quer aumentar suas vendas externas mantendo a lucratividade.
"Trabalhamos com clientes que atuem no mercado com um preço superior", conta Gustavo Goyen, diretor de Operações do Mondelli. “Desta forma, podemos repassar este valor aos nossos pecuaristas”, explica. A Mondelli produz principalmente carne bovina.
Segundo Goyen, o Mondelli atua especialmente com supermercados e apenas com alguns distribuidores. “Gostamos de trabalhar com supermercados. É uma maneira de ficarmos mais perto do consumidor e ver como está a aceitação de nossa carne”, revela.
No Oriente Médio, o Mondelli tem clientes na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Líbano. No Norte da África, atende Egito, Argélia e Líbia. O frigorífico dedica 20% de suas 22 mil toneladas anuais de carne bovina às exportações. Além do mercado árabe, a empresa também tem clientes na Alemanha, Itália, França, Holanda, Rússia, Hong Kong e Cingapura.
Atualmente, a Arábia Saudita é o maior mercado externo do Mondelli. "Mas acredito que os Emirados ainda vão superar [as importações sauditas]", destaca Goyen. Como exemplo, ele cita um cliente nos Emirados que possui dez supermercados e irá abrir 15 novas unidades. "Isto vai dobrar nossa demanda", ressalta.
Há quatro anos, a empresa também participa da Gulfood, maior feira de alimentos do Oriente Médio, que acontece em Dubai. “Sempre fechamos bons negócios dentro da feira”, afirma o diretor do frigorífico. Goyen relata que, nesta última edição, ocorrida entre 27 de fevereiro e 2 de março, a empresa conseguiu "seis novos clientes com potencial de preço e volume importantes."
De acordo com o diretor de Operações, o mercado árabe é estratégico para os negócios do frigorífico. "Os países árabes estão mostrando uma grande evolução no volume e na qualidade (da carne importada). Há espaço para nos desenvolvermos na região com preço competitivo e volume. Somos um frigorífico bem ligado ao mercado árabe", enfatiza. Ele revela ainda que, para 2012, a empresa projeta um crescimento de 10% a 20% no total das exportações e que os árabes devem acompanhar este percentual.
Goyen não revela o faturamento do frigorífico, mas diz que o Mondelli é uma empresa de médio porte. Com uma unidade industrial na cidade de Bauru, no interior de São Paulo, o Modelli foi fundado na década de 30 e emprega 600 colaboradores.
Contato
Tel: +55 14 2106-1833
E-mail: frigorifico@mondelli.com.br
Site: www.mondelli.com.br

