Marina Sarruf
São Paulo – As onze produtoras brasileiras de carne bovina que estão participando da Gulfood, maior feira de alimentos do Oriente Médio, que termina hoje (22) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, já fecharam negócios no evento. "A feira tem sido muito boa. Não foi à toa que escolhemos investir em Dubai, é um mercado em ascendência ", afirmou Antonio Jorge Camardelli, diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), que organiza a participação delas na mostra.
Segundo ele, o Brasil é atualmente o maior fornecedor de carne bovina para os Emirados Árabes. No ano passado, os embarques do produto brasileiro ao país renderam US$ 35,5 milhões, contra US$ 20,4 milhões em 2005. Nos últimos quatro anos as exportações brasileiras de carne bovina ao país árabe aumentaram em mais de 500%, segundo dados da Abiec. Para divulgar ainda mais o produto em Dubai, a entidade ofereceu segunda-feira (19) um churrasco para empresários, autoridades do governo e jornalistas.
O churrasco, que foi precedido de um workshop realizado pela Abiec, contou com a presença de 260 convidados, entre eles o secretário-geral das Municipalidades dos Emirados, Jassim M. Bin Darwesh, o embaixador brasileiro em Dubai, Flávio Saffa, e o presidente da Abiec, Marcus Vinícius Pratini de Morais. Foram servidos 900 quilos de carne halal e diversos sucos de frutas, oferecidos pelas empresas associadas ao Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), que também participa da Gulfood.
Camardelli e Darwesh, responsável pela secretaria das Municipalidades que congrega as prefeituras dos Emirados, que têm com uma das suas funções fiscalizar a produção dos alimentos distribuídos no país, também tiveram a oportunidade para discutir sobre alguns aspectos técnicos das importações de carne bovina do Brasil. "Como Dubai é um porto livre, há necessidade de uma fiscalização para manter a qualidade da carne brasileira embarcada. Assim, evitamos problemas", disse Camardelli, que deverá fazer novos contatos com o secretário futuramente.
As empresas brasileiras exportadoras de carne bovina que estão na feira são Bertin, Mataboi, Goiascarne, Arantes, Marfrig, Cooperfrigu, Quatro Marcos, Frigoestrela, Minerva, Independência, União do Iguatemi e Friboi. Além delas, também participam mais doze companhias e entidades setorias – o Ibraf e a Associação Brasileira dos Exportadores de Frango (Abef).
A feira
Realizada desde 1987, a Gulfood, que está em sua 12ª edição, é considerada a mais importante plataforma de negócios para os segmentos de alimentação, bebidas, serviços e equipamentos para hotéis e restaurantes na região. A feira é direcionada a produtores, fornecedores e distribuidores do setor de alimentos de todo o mundo.
No ano passado o evento reuniu 2.173 empresas de 70 países e atraiu mais de 32 mil visitantes de 146 países. Além de delegações do Golfo Arábico, compareceram ao evento empresários do Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, Índia, Egito, Marrocos, Tunísia, entre outros.

