São Paulo – Apesar de pouco conhecida internacionalmente, a cidade de Gramado, na fria Serra Gaúcha, abriga desde dezembro do ano passado o primeiro hotel construído sob o conceito de “Exclusive House” do Brasil, o Saint Andrews. Com apenas 11 suítes, ele tem capacidade para hospedar 22 pessoas e oferece serviços exclusivos para que o hóspede “se sinta em uma casa com um serviço hoteleiro altamente sofisticado”, segundo as palavras de seu diretor-geral, José Eduardo Guinle.
Localizado dentro de um condomínio residencial, o Saint Andrews é voltado para o Vale do Quilombo, considerando o cartão postal da cidade. Erguido dentro de um terreno de 10 mil metros quadrados, o hotel tem 1,7 mil metros quadrados de área construída.
O diferencial começa já na chegada do hóspede, que é recebido no aeroporto por um chofer que o leva até o Saint Andrews ao som de música clássica. Na chegada, o turista é recebido com uma taça de espumante em um hall decorado com réplicas de objetos dos séculos 16,17 e 18, pintados à mão e com detalhes em bronze.
O estabelecimento conta com três mordomos que ficam 24 horas à disposição. “Eles atendem qualquer desejo que o hóspede tenha. Fazem e desfazem malas, carregam celular, compram remédios ou qualquer outra coisa que o hóspede queira e não tenha no hotel”, conta Guinle. O Saint Andrews tem ainda dois motoristas disponíveis para levar os visitantes para passeios.
Voltado para a hospedagem de casais, o Saint Andrews tem apenas duas suítes com camas de solteiro. “Não colocamos uma terceira cama e não recomendamos a hospedagem de menores de 12 anos”, ressalta o diretor geral. No entanto, o hotel pode ser fechado para eventos exclusivos com até 60 pessoas, como casamentos e reuniões de executivos. “O hotel também pode ser fechado por uma família. Ele tem essa flexibilidade que o diferencia dos outros”, destaca o diretor.
A gastronomia é outro ponto forte do Saint Andrews. Comandada pela chef Marina Fontes, formada pela faculdade de gastronomia da Johnson and Wales University, na Flórida, e que já atuou nos luxuosos hotéis Emiliano e Renaissance, em São Paulo, a cozinha do estabelecimento gaúcho é internacional, com predominância da culinária mediterrânea e valorização dos ingredientes orgânicos.
A personalização do cardápio faz a diferença na hora das refeições. “O hotel, por ser pequeno, permite que nossa chef faça um menu quase que ‘tailor-made’ (feito sob medida). Na reserva, perguntamos as preferências e as restrições alimentares e a chef faz as adequações para cada hóspede”, conta Guinle. O local para as refeições pode ser escolhido pelo hóspede: vale café da manhã no jardim, almoço no salão de leitura, tudo para oferecer um ambiente “próximo e aconchegante”, segundo ele.
Para os amantes de vinho, o Saint Andrews conta com uma adega gourmet com 239 rótulos e capacidade para mais de 1,2 mil garrafas. O espaço conta ainda com fogão e grelha, nos quais o hóspede pode cozinhar em pequenos eventos com o acompanhamento da chef.
Querendo cuidar da beleza, há ainda serviços de terapia e massagens que foram desenvolvidas exclusivamente para o hotel. O hóspede escolhe o serviço e o local onde quer que ele seja realizado. Se optar pelo spa do Saint Andrews, terá à disposição um espaço com duas salas de massagens e terapias revitalizantes, sauna seca, sauna úmida e piscina térmica.
Os gazebos (tipo de quiosque) no jardim do hotel dão um toque ainda mais especial ao Saint Andrews. Em um deles, funciona uma padaria e uma pizzaria gourmet, onde, à noite, são preparadas pizzas para as quais os hóspedes escolhem os molhos que mais gostam. As ervas e especiarias são colhidas na horta local.
As diárias no Saint Andrews variam de R$ 1,5 mil a R$ 3,9 mil. Todas as suítes levam o nome de pedras, que inspiram a decoração dos quartos. Na suíte Diamante, a mais cara delas, há dois banheiros separados feitos em mármore italiano, dois closets, home theater, hall, varanda, cama king size e uma TV de LED com um mini Macintosh acoplado. No final de setembro, o Saint Andrews foi escolhido pelo Guia Quatro Rodas como o melhor hotel do País na categoria Luxo.
Gramado
Gramado tem cerca de 33 mil habitantes e foi colonizada por italianos e alemães. O turismo é a principal fonte de renda do município. A cidade sedia grandes eventos, como congressos e seminários, além do Festival Brasileiro e Latino de Cinema, um dos mais tradicionais da América Latina.
“Gramado sempre foi um destino voltado para um mercado mais sofisticado”, diz Guinle. “Além dos grandes eventos, a cidade tem também o Natal Luz, um dos maiores eventos de Natal do Brasil”, destaca. A cidade é famosa também pelas baixas temperaturas e pela excelente qualidade de seus chocolates.
Serviço
Hotel Saint Andrews
Rua das Flores, 171
Vale do Bosque – Gramado – Rio Grande do Sul
Tel.: +55 54 3295-7700
E-mail: reservas@saintandrews.com.br
Site: www.saintandrews.com.br

