São Paulo – A fim de aproveitar que o clima já está ficando mais frio para fazer um roteiro no campo? Com muitas montanhas para limpar a vista e ar puro para renovar os pulmões? De preferência sem filas, badalação, hotéis lotados? Pois Monte Verde, no sul de Minas Gerais, é uma opção perfeita para relaxar no inverno sem os inconvenientes típicos de destinos mais famosos nessa época do ano. Distante 160 quilômetros de São Paulo e 500 de Belo Horizonte, Monte Verde atrai casais, famílias e grupos de amigos pela paisagem, pousadas pequenas e aconchegantes, restaurantes fartos em comida mineira e fondue. Acima de qualquer outro atrativo, no entanto, está o sossego de passear à vontade, sem pressa e sem perturbação de qualquer ordem.
Nessa linha, em Monte Verde, o melhor da programação é não ter muitas atividades pré-definidas mesmo. Acorde na hora em que quiser e parta para o principal endereço do local, a Avenida Monte Verde. É lá que estão concentrados os bares, restaurantes, lojinhas diversas, pontos para fechar passeios de cavalo com o acompanhamento de moradores da região e embarcar no trenzinho que circula pelas montanhas. Sempre no seu ritmo, decida o que fazer primeiro e deixe o dia ir embora assim, sem pressa.
Começando pela gastronomia, Monte Verde, na verdade um distrito da cidade de Camanducaia, oferece, além das delícias típicas do frio como fondues e chocolates caseiros, casas especializadas em comida mineira. Ou alguém discorda que tutu de feijão e bisteca assada têm tudo a ver com o clima da montanha? Bem, quando a fome chegar, saiba que o Toca do Rabicó é uma opção a ser considerada se o objetivo é provar os sabores de Minas. Deixando o fondue para o jantar, pode anotar o Alpes Du Village como sugestão.
Ao longo do dia, enquanto passeia, reserve uma pausa para comer um docinho na Chocolates Monte Verde, também na avenida principal. Pode ser uma barrinha, um petit gateau, uma fatia de torta, uma taça de chocolate quente. Esquente o corpo antes de continuar a caminhada. E, claro, aproveite a ótima desculpa que é estar de folga para ingerir muitas calorias.
Compras? Pois pode escolher à vontade entre malharias e lojinhas de artesanato e produtos diversos como sabonetes artesanais, como é o caso da Alpina Monte Verde, por exemplo. Opções para se mimar à vontade não faltam. Outra dica boa quando o assunto é consumo são as casas de vinhos, queijos e doces típicos da região. Além de levar todas essas gostosuras na bagagem, aproveite para provar tudo o que os vendedores gentilmente lhe oferecem. E todos oferecem muito, nem se preocupe.
Além dos passeios de cavalo, com acompanhamento e combinados na Avenida Monte Verde, os mais dispostos podem ainda fazer trilhas pelas matas da região. As mais conhecidas delas são a do Mirante, Platô, Chapéu do Bispo, Pedra Redonda e Pico do Selado.
Na hora de escolher uma pousada ou hotel, dê preferência para aquelas que oferecem lareira no quarto. Espanta o frio à noite, evidentemente, e ainda ajuda a compor o clima de sossego e aconchego da sua estada na linda Monte Verde.
Serviço:
Como chegar
A melhor opção é partir de carro, de São Paulo, pela Via Dutra BR 116.
Informações Turísticas
Site Monte Verde
http://www.monteverde.com.br
Dica de hospedagem
Pousada Cantos e Contos
Fones: (55) (35) 3438-1808 e (55) (35) 3438-1286
http://www.pousadacantosecontos.com.br
Restaurantes
Toca do Rabicó
Fone: (55) (35) 3438-1602
Alpes Du Village
Fone: (55) (35) 3438-1589
Compras
Chocolates Monte Verde
Fone: (55) (35) 3438-2729
Alpina Monte Verde
Fone: (55) (35) 33438-1436
http://www.alpinamonteverde.com.br