São Paulo – A frota de veículos de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, cresceu quase 50% nos últimos três anos. A informação foi divulgada pelo departamento de trânsito do emirado e reproduzida pelo site do jornal árabe Gulf News.
Abu Dhabi tinha 392.546 veículos em 2006. No ano passado, o número chegou a 583.015, aumento de 49%. Entre 2000 e 2007, a frota do emirado quase dobrou de tamanho, passando de 242.409 automóveis para 526.161. A previsão é de que chegue a um milhão em 2015.
De acordo com um relatório publicado no ano passado pelo Departamento de Planejamento e Economia de Abu Dhabi, os Emirados Árabes Unidos perdem cerca de 5 bilhões de dirhans (US$ 1,3 bilhão) por ano devido aos congestionamentos. O relatório também ressalta que a quantidade de veículos aumenta a uma velocidade duas vezes superior à do crescimento populacional em Abu Dhabi.
De acordo com Mohammad Mayoof Al Ketbi, diretor do Departamento de Licenciamento de Veículos, um órgão do Departamento de Trânsito de Abu Dhabi, o aumento na quantidade de veículos entre 2006 e 2008 pode ser atribuído ao aumento populacional e à entrada de novas empresas no emirado, responsáveis por obras de infraestrutura e construção.
Durante o mesmo período de três anos, o número de veículos licenciados também cresceu 16%. Abu Dhabi é um dos sete emirados dos Emirados Árabes Unidos e, junto com Dubai, é uma das regiões mais conhecidas do país no exterior.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

