Da redação
São Paulo – Com o objetivo de ampliar as vendas externas de frutas do Brasil e diversificar a pauta e o destino das exportações, incluindo nas negociações novos produtos, empresas e países, a Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex Brasil), o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) e o Grupo Carrefour, iniciam, neste mês de julho, ação de promoção comercial em 18 países da Europa, Oriente Médio, Ásia e Américas.
De acordo com informações da assessoria de imprensa da Apex, o "Brazilian Fruit Festival", como é chamado o programa, vai divulgar frutas in natura, além de polpas congeladas e sucos processados. A campanha acontece inicialmente na Bélgica, Polônia e Espanha e, em 2005, será levada a outros 16 países onde o Carrefour atua, como Emirados Árabes Unidos, Catar e Omã.
“O grupo tem oito lojas nos Emirados, uma no Catar e outra em Omã”, contou o diretor de agronegócios do Carrefour, Arnaldo Eijsink. “Temos muito interesse no mercado árabe. O trabalho inclusive dever começar por lá, no próximo ano”, garantiu Eijsink.
Segundo ele, estão previstas ações de marketing, exposição e venda de produtos que estarão dispostos em locais nobres das lojas e destacados nos tablóides dos hipermercados e em outdoors.
O Grupo Carrefour atende, hoje, cerca de 2 bilhões de clientes. Sua bandeira está em mais de 9 mil lojas, espalhadas em 26 países, sendo a segunda maior rede de varejo do mundo. "Vamos aproveitar nossa condição de rede mundial para dar oportunidade para bons produtores brasileiros mostrarem lá fora o sabor especial das frutas e sucos produzidos por aqui", afirma Eijsink.
O presidente do Ibraf, Moacyr Saraiva, observa que anteriormente o apoio dividia-se entre participação em feiras internacionais, cursos e produção de material promocional. “Agora, as frutas chegarão nas gôndolas do varejo, direto para os consumidores. Será uma grande oportunidade de evidenciar a nossa qualidade", explica.
O "Brazilian Fruit Festival" terá a participação de cerca de 60 produtores de frutas como manga, mamão papaia, melão, uva, maçã, limão taiti, banana prata e abacaxi branco. A expectativa da Apex é de que este número aumente significativamente ao longo do programa, podendo chegar a mais de 100 empresas e várias centenas de fornecedores de frutas.
A seleção dos participantes está sendo feita pelo Carrefour, que chamou fornecedores de frutas, especialmente do Programa Garantia de Origem, e pelo Ibraf, por meio do Projeto Setorial Integrado que desenvolve com a Apex.
Eijsink está otimista com a parceria e estima que os produtores credenciados no programa exportarão nos próximos dois anos o equivalente a US$ 10 milhões para as lojas do grupo. O volume é superior à exportação de frutas do Carrefour feitas em 2003, de US$ 9 milhões.
A parceria "Brazilian Fruit Festival" é parte do conjunto de ações Apex de apoio ao setor, que envolve, sobretudo, mobilização e capacitação dos produtores de frutas para exportação, desenvolvimento da marca setorial e a participação em eventos no exterior.
Incremento nas exportações
A balança comercial de frutas frescas fechou 2003 com um saldo de US$ 267 milhões (US$ 335 milhões de exportações e US$ 68 milhões de importações), 39% a mais que em 2002. O incremento aconteceu, basicamente, devido a significativos aumentos nas exportações de uva (77%), limão (71%), abacaxi (59%), melão (54%), manga (44%) e mamão (35%).
De janeiro a junho de 2004, o aumento das vendas externas bateu em 23% o mesmo período de 2003. Até o final de 2004, a meta de exportação do projeto é de US$ 357,2 milhões.

