São Paulo – O Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) em parceria com a Francal Feiras lançaram ontem (10) em São Paulo a Fruit & Log, Feira Internacional de Frutas e Derivados, Tecnologia de Processamento e Logística, que será realizada de 08 a 10 de setembro. “Vamos tentar estruturar no Brasil um evento de negócios onde possamos nos reunir para fazermos negócios num nível internacional”, afirmou o presidente do Ibraf, Moacyr Saraiva Fernandes.
De acordo com ele, o objetivo do evento é tentar desenvolver, implantar e consolidar no país uma grande feira de negócios do setor de hortifruti e trazer o máximo de compradores de dentro e fora do Brasil. “O mercado árabe para nós é um dos mercados emergentes, um dos novos direcionamentos das estratégias de marketing e de promoção que o Brasil está fazendo. Sem sombra de dúvida nós vamos fazer todos os esforços para que venham compradores de sucos, frutas e de outros produtos dos países do Golfo, principalmente”, disse Fernandes.
O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, atrás apenas da China e da Índia. Por ano, o país produz 43 milhões de toneladas de frutas tropicais, subtropicais e de clima temperado, e é responsável por 60% do suco de laranja exportado no mundo. As técnicas de cultivo avançadas empregadas possibilitam a produção de alguns tipos de frutas durante todo ano. No ano passado, as exportações do setor somaram US$ 3,1 bilhões. “Temos uma diversidade invejável de produção de frutas e legumes”, disse Fernandes. Segundo ele, a cadeia produtiva como um todo emprega 11 milhões de pessoas, é o setor do agronegócio que mais emprega.
Apesar de ser o terceiro maior produtor, o Brasil ainda é pouco conhecido como supridor desse mercado no exterior e segundo Fernandes, é preciso usar a feira para divulgar mais a imagem do país.
As pesquisas para a realização dessa nova feira começaram há quase um ano. “Através dessas pesquisas sentimos que havia a carência de uma feira internacional do setor em São Paulo”, afirmou o presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala. “A cidade de São Paulo, o Brasil e a América Latina precisavam de uma feira desse porte”, acrescentou.
Inicialmente, o espaço disponível para os expositores será de dois mil metros quadrados, mas com a possibilidade de dobrar o espaço conforme a demanda. De acordo com o presidente do Ibraf, o evento será realizado em São Paulo porque é na capital paulista que está o maior mercado consumidor do setor, atrai visitantes de todo o Brasil e oferece uma boa infraestrutura.
Mesmo em tempos de crise, Fernandes acredita que este é um bom momento para lançar a Fruit & Log, porque segundo ele, são nessas horas que os empresários devem se preparar para se tornarem mais competitivos. “O mercado de alimentos deverá continuar crescendo, talvez com menor velocidade. Vai depender da nossa competência e inteligência de mercado para continuarmos vendendo”, afirmou.
A feira, que será voltada para supermercadistas, importadores, exportadores, distribuidores, processadores, produtores, industriais, restaurantes, hotéis, entre outros, vai oferecer tanto produtos acabados, como frutas frescas, secas e congeladas, polpas, legumes e verduras, sucos, ervas, orgânicos e castanhas, como tecnologia e serviços, como armazenamento, controle de qualidade, embalagem, insumos, logística, seguros, tecnologia de irrigação e resfriamento e transporte.
Paralelamente ao evento, a Fruit & Log terá um congresso internacional e palestras com temas atuais, rodadas de negócios e espaços temáticos, com bar de frutas e culinária tropical. O evento será realizado no Expo Center Norte e as inscrições para os expositores já estão abertas.
Contato
Ibraf
Site: www.ibraf.org.br

