São Paulo – A Fundação Maronita tem inscrições abertas para descendentes de libaneses interessados em visitar o Líbano e conhecer mais sobre a história da instituição e do país árabe. As inscrições vão até o final de dezembro e para concorrer é preciso ter entre 20 e 28 anos, segundo informações publicadas no site da Fundação Maronita.
Para se habilitar é necessário preencher um formulário de inscrição online. Os selecionados farão um curso pela internet sobre a história do Líbano e dos maronitas, cujos resultados determinarão a viagem para estudos na Academia Maronita, entre 8 e 23 de agosto de 2015. O objetivo da iniciativa é levar os jovens da diáspora libanesa para perto suas raízes.
A seleção é feita anualmente e em 2014 participaram 61 jovens de 17 países, entre eles oito brasileiros. Também foram selecionados candidatos da Argentina, Austrália, Bolívia, Canadá, Colômbia, República Dominicana, Equador, França, México, Paraguai, Peru, África do Sul, Espanha, Reino Unido, Uruguai e Estados Unidos. Eles ouviram palestras diárias e visitaram locais históricos como Tannourine, Jezzine, Byblos, Bcharre, São Charbel, entre outros.
O número de participantes da viagem cresceu neste ano em relação ao ano passado. Em 2013 foram levados ao Líbano 29 jovens pelo programa. Em 2014 foram 32 a mais. A presença dos brasileiros também cresceu no período, já que no ano passado fez parte do grupo apenas um brasileiro. Neste ano foram sete a mais.
Os participantes costumam deixar depoimentos no site da Academia Maronita. “Foi uma experiência incrível visitar todos esses lugares maravilhosos que compõem as raízes da minha família. As conferências das quais participei me fizeram entender o que os maronitas estão vivendo e as visitas históricas me fizeram ver o verdadeiro valor do Líbano, sua rica cultura e história, como a diversidade culinária”, escreveu para a instituição a brasileira Tatiana Azzi, que viajou em 2014.
A Academia Maronita é mantida pela Fundação Maronita e trabalha na promoção deste curso anual, que é oferecido de forma gratuita. Já a fundação é uma organização sem fins lucrativos e ligada ao patriarca na região da Igreja Maronita, que é cristã e integra a Igreja Católica. O objetivo da fundação é dar consciência às comunidades de expatriados libaneses sobre seus direitos legais, tais como à cidadania libanesa e o direito de voto.
Mais informações e inscrições:
http://www.maroniteacademy.com/


