São Paulo – Mulheres que lideram micro, pequenas e médias empresas no Brasil podem se inscrever em cursos de capacitação em comércio eletrônico voltado à exportação do Prosperity Fund, fundo de cooperação do governo do Reino Unido que tem por objetivo promover o crescimento sustentável e a redução da pobreza em países em desenvolvimento.
No Brasil, o fundo executa o Programa de Facilitação de Comércio com apoio a empresas menores para uma melhor atuação no mercado externo. O foco são os negócios liderados por mulheres e grupos minoritários. Há pelo menos dois cursos com inscrições abertas envolvendo uso do comércio eletrônico para a inserção no mercado externo.
O curso “Treinamento de comércio eletrônico para exportação” tem como foco as vendas online para novos mercados, especialmente na América do Sul, e vai ser ministrado de novembro a dezembro, com acompanhamento de atividades implementadas pela empresa em janeiro e fevereiro de 2021. O curso é em português, online, com 180 horas. Há parceria do eCommerce Institute para a realização.
Os temas serão demanda em mercados-chave, estratégias para entrada em mercado internacional via marketplaces ou loja própria, logística e pagamento, otimização de presença online e regras de comércio exterior. O custo é R$ 11 mil, mas serão concedidas bolsas de estudo integrais para micro e pequenas empresas. A inscrição vai até 18 de novembro.
Também estão abertas as inscrições para o curso “Aproveite os mercados globais para chegar aos mercados das Américas a bordo do eBay”, que ocorrerá entre novembro deste ano e março do ano que vem. Serão sete workshops online, treinamento individual de cinco horas e acompanhamento personalizado em inglês.
O eBay é uma empresa de comércio exterior dos Estados Unidos, um dos maiores sites da área no mundo. O curso pretende ensinar como impulsionar as vendas para Estados Unidos e América Latina por meio de loja online no eBay, que é parceiro da iniciativa. O treinamento e o workshop são gratuitos, mas só há cinco vagas. A inscrição vai até 18 de novembro.
No seu site, o eCommerce Institute explica que o comércio eletrônico tem sido para muitos negócios um meio de sobrevivência durante a pandemia de covid-19. Mais informações e inscrições estão no site do instituto.