São Paulo- O banco marroquino Attijariwafa e a empresa gerenciadora de investimentos Invest AD, de Abu Dhabi, anunciaram plano de criação de um fundo para investir em empresas da África listadas na bolsa de valores. O iniciativa faz parte de um memorando de entendimento assinado entre as instituições na terça-feira (13), em Casablanca, no Marrocos. As informações são do site AMEinfo, dos Emirados Árabes Unidos.
O Attijariwafa e a Invest AD irão financiar o fundo em conjunto. O fundo será co-gerenciado pelo Wafa Gestion, que é o braço de gerenciamento de recursos do Attijariwafa, e pelo Invest AD Asset Management.
Pelos termos do memorando, o banco Attijariwafa e a Invest AD também compartilharão entre si oportunidades de investimentos no Oriente Médio e na África, principalmente por meio da subsidiária do banco Attijariwafa no Oriente Médio, que fica no Dubai International Financial Center (DIFC). O Attijariwafa também irá prover corretagem e serviços bancários corporativos para a Invest AD e seus principais mercados da África.
"O fundo utilizará a plataforma africana do banco e os serviços de pesquisa operacional, corretagem, gestão de recursos e operações comerciais da divisão de mercados de capitais do grupo no Norte e Oeste da África", afirmou Chakib Erquizi, presidente do Attijariwafa para o Oriente Médio, após a assinatura do memorando, segundo o site AMEinfo.
De acordo com o site, uma pesquisa recente com 158 investidores institucionais do mundo todo, feita pela Invest AD e pela Economist Inteligence Unit, mostra que a maioria dos entrevistados acredita que a África será o mercado emergente mais atraente para investimentos na próxima década. Segundo a pesquisa, em 2016 todos eles pretendem ter algum investimento na África, com um terço esperando alocar pelo menos 5% de seus fundos ao continente.
Os investidores
A Invest AD é de propriedade do Abu Dhabi Investment Council (ADIC), que foca nos países da região e é uma entidade separada da Abu Dhabi Investment Authority (ADIA), da qual se originou. O ADIA é um dos maiores fundos soberanos do mundo.
O Attijariwafa é hoje o banco credor com o maior volume de ativos da África, excluída a África do Sul, resultado de sua expansão na Tunísia e África Subsaariana desde a década passada.

