São Paulo – O fundo de private equity Mercatto Alimentos, de capital brasileiro, comprou 40% de participação na empresa Villa Germania Alimentos, maior produtora de carne de patos do Brasil, com sede em Indaial, Santa Catarina. A empresa exporta entre 65% e 70% da produção, inclusive para países árabes do Oriente Médio, e com a aquisição deixa de ser uma sociedade limitada para ser sociedade anônima (S.A.). Os valores envolvidos não foram revelados.
De acordo com Marcondes Aurélio Moser, um dos donos da Villa Germania, o negócio foi uma junção de interesses, da Mercatto Investimentos, administradora do fundo que estava em busca de novos investimentos na área de alimentos, e da Villa Germania, que queria um sócio para dar continuidade aos seus projetos de expansão da produção. Com a parceria, a empresa pretende aumentar a produção dos atuais 7,5 mil patos abatidos por dia para 25 mil até 2013.
A Villa Germânia também produz carne de coelho e frango, apesar de que o seu principal foco é o pato. As 7,5 mil aves abatidas se referem apenas a patos, explica Moser. O aumento na produção deve ser feito de forma gradual até chegar aos 25 mil animais. Até o final deste ano, por exemplo, já serão 8 mil patos processados ao dia. A expansão da capacidade, que já foi iniciada pela Villa Germania, ocorrerá na unidade já existente.
O aumento na produção permitirá o crescimento da Villa Germânia no mercado interno e também no externo, além da oferta de um maior mix de produtos. No mercado internacional, a Villa Germania vende para Japão, Hong Kong, Angola, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Catar, Kuwait e Omã. Também são feitas exportações eventuais para países como Ilhas Maldivas e Nova Caledônia. No Oriente Médio, a Villa Germânia é responsável por 90% do fornecimento de carne de pato, afirma Moser.
O aviário faz produção de carne halal, de acordo com as regras islâmicas, e esse tipo de produto, conta Moser, não vai apenas ao mundo árabe, mas também para alguns clientes no Japão. “Há muçulmanos lá”, explica. A empresa também deve começar a exportar em breve para o Chile e está em negociação com o Peru, na América do Sul.
Mercatto
O fundo Mercatto Alimentos vai participar ativamente na empresa, já que um dos sócios seniores integrará o conselho de administração. O fundo tem apenas capital brasileiro, já todo constituído, mas a Mercatto Investimentos não divulga o seu valor. A empresa afirma, no entanto, que está procurando outras oportunidades de investimentos na área de alimentos. A Mercatto Investimentos foi criada em 1998 e tem sob sua gestão outros tipos de investimentos, além do fundo voltado para o segmento de alimentos.
Em junho deste ano, segundo informa a Mercatto Investimentos, estavam sob sua gestão mais de R$ 2,7 bilhões. A empresa, que tem uma subsidiária, a Mercatto Capital Partners (MCP), responsável pelo fundo Mercatto Alimentos, mantém uma equipe de 38 profissionais. A Mercatto Investimentos e a subsidiária têm escritórios no Recife, em Pernambuco, Florianópolis, em Santa Catarina, Nova York, além da sede no Rio de Janeiro.

