Emirates News Agency*
Abu Dhabi – O Fundo de Abu Dhabi para o Desenvolvimento (ADFD, na sigla em inglês), dos Emirados Árabes Unidos, fez empréstimos no valor de US$ 153 milhões para sete países em 2005, sendo três países árabes e três asiáticos, de acordo com Saeed Al Rumaithi, diretor geral do fundo. Os empréstimos foram usados em projetos de saúde, água e saneamento e transportes. Al Rumaithi destacou a assistência oferecida em outubro aos países da Ásia atingidos pelo terremoto, principalmente o Paquistão.
Além de doações financeiras e empréstimos com facilidade de pagamento, o ADFD expandiu suas operações para incluir investimentos diretos em empresas particulares para aumentar a participação do setor privado no desenvolvimento econômico dos países beneficiados. Isso também ajuda a diminuir o peso das dívidas, aumenta a circulação de moeda estrangeira e cria oportunidades de emprego.
Desde que foi fundado, em 1971, o fundo já investiu US$ 5,7 bilhões em empréstimos e doações para 51 países em desenvolvimento. A maior foi para projetos de infra-estrutura.
*Tradução de Silvia Lindsey

