São Paulo – O Mubadala Capital, braço de gestão de ativos da Mubadala Investment Company PJSC, fundo dos Emirados Árabes Unidos, adquiriu duas faculdades de medicina no Brasil. A informação foi adiantada pelo jornal Valor Econômico e confirmada por comunicados divulgados pelas instituições.
As faculdades que serão controladas pelo fundo serão a Medicina UniFTC, campus de Salvador, e a Unesulbahia. Ambas divulgaram a mesma nota, na qual informam que “contarão, a partir de agora, com a entrada do Mubadala Capital, investidor com perspectivas de longo prazo, que trará uma maior capacidade de investimento na formação de nossos alunos, proporcionando uma contínua evolução em nossa qualidade acadêmica”.
As organizações esperam que com os investimentos da Mubadala Capital seja possível um projeto de expansão nacional. Segundo elas, as marcas, corpo docente, o diploma de nossos alunos e o espaço físico de cursos serão mantidos.
O Mubadala tem escritório no Rio de Janeiro. O fundo já vem investindo na compra de outras companhias no Brasil. Só no ano passado o Mubadala comprou a Refinaria Landulpho Alves (RLAM), que era de propriedade da Petrobrás, por US$ 1,65 bilhão. A unidade também fica no estado da Bahia, em São Francisco do Conde.
Também desde 2021, o fundo emiradense tem o controle societário da Concessionária Metroviária do Rio de Janeiro S.A, a MetrôRio.
Leia sobre as duas aquisições anteriores: