São Paulo – O Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita aumentou a participação na indústria de automóveis de luxo Aston Martin de 17,9% para 20,5%, de acordo com informações de um documento apresentado na Bolsa de Valores de Londres. A notícia sobre o assunto foi publicada no site do jornal saudita Arab News.
Com um aumento de 2,6 pontos percentuais, os sauditas detêm agora fatia maior na empresa do Reino Unido do que a empresa Geely e o empresário chinês Shufu Li, também acionistas. O presidente da Aston Martin, o canadense Lawrence Stroll, no entanto, continua sendo o proprietário majoritário da montadora.
De acordo com o documento da bolsa, as novas ações foram concedidas para o Lucid Group, que tem como acionista majoritário o PIF. Em junho deste ano, o Lucid, grupo automotivo norte-americano especializado em veículos elétricos, e a Aston Martin fecharam acordo para estabelecer parceria tecnológica estratégica de longo prazo.
A marca Aston Martin é famosa por ser a preferida do agente secreto 007, o James Bond, personagem do cinema. Na foto de abertura, um carro dublê Aston Martin DB5 do filme “Sem Tempo para Morrer” é exibido, em 2022, em sessão fotográfica antes do leilão dos 60 anos de James Bond na casa de leilões Christie’s em Londres.