São Paulo – O Fundo Público de Investimento da Arábia Saudita (PIF, na sigla em inglês) criou meio milhão de empregos por meio das suas 54 empresas, que operam em dez setores diferentes. A notícia foi publicada no site Arab News, com base em informações do líder do fundo, Yasir Al-Rumayyan (foto).
O executivo, que também é presidente do Future Investment Initiative Institute (FII) falou em um congresso nos Estados Unidos nesta semana, onde disse que o objetivo do Fundo de Investimento Público é gerar mais oportunidades de emprego. A meta é 1,8 milhão de vagas de qualidade.
Segundo o executivo, o fundo tem desempenhado um papel muito importante no estímulo à economia saudita. Al-Rumayyan contou que o PIF leva adiante mecanismo para garantir que as metas traçadas a cada cinco anos sejam cumpridas e contou que serão estipuladas objetivos para a meia década por vir.
A iniciativa é chamada de “Programa de Realização da Visão” e o fundo publica em seu site um documento onde expõe o que quer atingir em cinco anos. O PIF tem seis pools de investimentos, quatro voltados ao mercado interno e dois para investimentos internacionais, segundo Al-Rumayyan.