Riad – O Fundo de Investimento Público (PIF, na sigla em inglês) da Arábia Saudita lançou nesta segunda-feira (27) novo negócio para atuar na nascente indústria espacial e de satélites do país. A criação do Neo Space Group (NSG) é o primeiro investimento feito no setor por um dos maiores fundos soberanos do mundo, que já investiu em esportes, games e projetos futuristas como a megacidade Neom, no deserto.
Segundo informações divulgadas pelo PIF, o objetivo do NSG é desenvolver e melhorar as operações comerciais na Arábia Saudita no segmento, fornecendo soluções inovadoras de satélite e espaciais localmente e globalmente. “A criação do NSG determina um marco importante no desenvolvimento do crescente setor de satélites e espacial na Arábia Saudita”, disse o codiretor do PIF para Investimentos Diretos no Oriente Médio e Norte da África (MENA), Omar Al-Madhi, em nota do fundo.
Leia mais:
Grupo saudita anuncia compra de 105 aviões Airbus
#Podcast 145: Notícias do café na Arábia Saudita
Liderado pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, a Arábia Saudita procura diversificar a economia dependente do petróleo. O PIF tem sido forte parceiro da estratégia, investindo em diferentes negócios no país e no exterior, como na Uber, na fabricante de carros elétricos Lucid e na empresa de videogames Activision Blizzard. Os investimentos nacionais, porém, constituem a maior parte da carteira do fundo.
É proibida a reprodução deste conteúdo.