Abu Dhabi – A International Petroleum Investment Company (IPIC), que pertence ao governo de Abu Dhabi, juntamente com MAN Group PLC, um grupo internacional do setor de investimentos alternativos, anunciaram hoje (07) a criação de um fundo de investimentos no valor de US$ 1,5 bilhão a ser investido em projetos de reaproveitamento dos resíduos gasosos resultantes da produção do petróleo bruto para geração de energia elétrica e de outros produtos.
A participação da IPIC é de US$ 300 milhões. O diretor-executivo do MAN Group PLC, Peter Clarck, disse que o fundo será o primeiro do gênero. A queima de resíduos gasosos joga na atmosfera 350 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano.
A iniciativa do Banco Mundial para a redução da queima de gás no mundo destaca que as instalações de petróleo e gás queimaram ou desperdiçaram, em 2006, 150 bilhões de metros cúbicos de gás natural, o que equivale a 25% da média de consumo anual dos Estados Unidos, ou 30% da média de consumo da União Européia.
*Tradução de Saleh Haidar