Da redação
São Paulo – O ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, lança, nesta segunda-feira (12), duas medidas para facilitar as exportações: o Radar Comercial e o Projeto de Simplificação e Modernização do Sistema Drawback. O objetivo principal dessas ações é diminuir a burocracia e promover o comércio exterior brasileiro, informou o Ministério, em nota.
A primeira das ações, o Sistema Radar Comercial, é um serviço criado pelo Ministério em parceria com a Apex-Brasil. Por meio da internet, o empresário brasileiro poderá identificar oportunidades comerciais no mercado externo e saber em que países há maior demanda pelo seu produto.
No caso do Drawback (isenção do imposto para matéria-prima importada, desde que direcionada para fabricação de produto final exportado), o MDIC já concluiu a modernização e a revisão normativa do sistema. Na segunda-feira, esse projeto – que faz parte da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior anunciada pelo Governo Federal semana passada – será apresentado ao empresariado nacional, para que sejam feitas críticas e sugestões do modelo. Atualmente 1.800 indústrias utilizam o drawback, e dos US$ 70 bilhões exportados no ano passado, US$ 20 bilhões foram por este sistema.
O anúncio das medidas será feito às 9h30, na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) e contará com as presenças do presidente da APEX-Brasil, Juan Quirós, e do secretário de Comércio Exterior do MDIC, Ivan Ramalho.

