Da Redação
São Paulo – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, vai liderar uma missão empresarial brasileira à China, entre os dias 12 e 18 deste mês. Ele será acompanhado pelo presidente da Agência de Promoções de Exportações do Brasil (Apex), Juan Quirós, membros do Itamaraty e por 17 empresários dos ramos do alumínio, calçados, carnes, eletrodomésticos da linha branca e setor médico-hospitalar, entre outros.
De acordo com informações do ministério, o Brasil exportou para a China US$ 3,04 bilhões entre janeiro e setembro deste ano, um aumento de 89% em relação ao mesmo período de 2002, quando foram exportados US$ 1,8 bilhão.
Um dos compromissos da delegação será a participação no Fórum de Cooperação Econômica e Comercial entre a China e Países de Língua Portuguesa, em Macau, ex-enclave português em território chinês.
Além dos brasileiros, vão participar do evento representantes de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, Timor Leste, São Tomé e Príncipe, da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) e da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Segundo o ministério, a intenção é criar um organismo permanente de consultas multilaterais, troca de experiências e cooperação econômica.