São Paulo – As operações de fusões e aquisições movimentaram o valor recorde de 113,8 bilhões de dirhans dos Emirados Árabes Unidos (US$ 31 bilhões) no Oriente Médio e Norte da África em 2010, mais do que o dobro do ano anterior. De acordo com o jornal Gulf News, de Dubai, as informações são da Thomson Reuters.
O maior negócio foi a aquisição de 46% da Zain, empresa de telefonia do Kuwait, pela Etisalat, dos Emirados, por 47,7 bilhões de dirhans (US$ 13 bilhões). Esse setor teve o maior volume de fusões e aquisições no Oriente Médio. O Kuwait foi o país responsável pela maior parte das negociações, 46%.
"O valor total das fusões e aquisições na região em 2010 foi um pouco desequilibrado por causa da proposta de aquisição envolvendo a Zain", disse Rami Sidani, diretor de investimentos para o Oriente Médio da empresa de gestão de ativos Schroders. "Não sei bem como seriam os números se não fosse por essa aquisição", acrescentou.
"Acredito que consolidação será a palavra de ordem em 2011, com as companhias operando em um mercado mais maduro, embora a crise continue tendo impacto sobre alguns setores”, concluiu o executivo.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

