São Paulo- Como forma de promover o Catar para sede da Copa do Mundo de futebol em 2022, o comitê de candidatura do país patrocinou a viagem e a exposição de fotos do fotógrafo brasileiro Caio Vilela a oito países do Oriente Médio e Norte da África. A mostra ficou exposta em Doha durante o último mundial. Agora, o fotógrafo quer transformá-la em livro e publicá-lo no Brasil.
“A idéia é preparar uma edição elegante, transformando futebol em arte, com um texto bilíngue sobre a cultura do futebol no mundo árabe, agradável para se ter como leitura ou mesmo em formato ‘coffee table’”, diz Vilela. Ele conta que gostaria também de montar a exposição com as fotos da viagem em São Paulo.
Em março deste ano, Vilela já havia feito uma exposição no Museu do Futebol, na capital paulista, na qual expôs fotos do futebol de rua em diversos países do mundo, entre eles Tunísia, Egito e Iêmen, e que fizeram parte do livro “Futebol Sem Fronteiras”. Como resultado, ele foi contatado pelo comitê de candidatura do Catar, que o convidou a viajar a outros países árabes e exibir as fotos.
Vilela viajou ao Marrocos, Jordânia, Palestina, Síria, Líbano, Catar, Omã e Egito novamente. Para este trabalho, ele visitou 35 cidades. Ao final da viagem, o fotógrafo tinha mais de mil imagens utilizáveis, das quais foram selecionadas 60 para a exposição. “Tentei fazer uma maratona fotográfica para tentar encontrar campinhos de futebol nos cenários mais variados”, revela.
Segundo ele, a prática do futebol de rua no mundo árabe tem muitas semelhanças com o Brasil. “Tem o ritual todo de encontrar um campinho e juntar a turma no final da tarde”, diz.
No Catar, a exposição "Koora Al Arabia" ocorreu no mercado de Doha, em um espaço dedicado ao futebol, montado durante a última Copa, ocorrida na África do Sul. No local, havia ainda um telão para os fãs assistirem as partidas e jogos eletrônicos para a diversão dos visitantes. “Foi muito além das minhas expectativas, o espaço era gigantesco”, destaca.
A mostra fez tanto sucesso que a embaixada brasileira no Paquistão convidou Vilela para expor as fotos mostradas em “Futebol Sem Fronteiras”.
Vilela conta que as fotos que fizeram parte da exposição em Doha foram ampliadas na Metro Imaging, em Londres, um dos melhores laboratórios de revelação do mundo. O comitê do Catar vai transformar as imagens da mostra em um catálogo, que será publicado com textos em inglês e árabe.