São Paulo – A seleção de futebol da Líbia ganhou um novo treinador, o brasileiro Marcos Paquetá. O técnico foi contratado pela Federação Líbia de Futebol (FLF) na segunda-feira (12), em Trípoli, capital, onde ele assinou um contrato de quatro anos. A informação é da agência de notícias africana Panapress.
O brasileiro terá como objetivo levar a seleção líbia à Copa da África, que será disputada em 2012 na Guiné Equatorial e no Gabão, e para o Mundial de 2014, no Brasil. Paquetá, de 52 anos, vai substituir o sérvio Branko Ivankovic.
Segundo a Panapress, Paquetá falou que o futebol líbio tem muitos jovens talentosos e que estão evoluindo no esporte. O técnico pediu apoio da FLF para sua nova missão, que qualificou de “difícil”.
Marcos César Dias de Castro começou sua carreira no futebol como jogador do América do Rio e depois do Vasco. Ele ganhou o apelido de Paquetá porque morava na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.
Ele já foi técnico do Flamengo e do Avaí, de Florianópolis. O treinador comandou as seleções brasileiras Sub-17 e Sub-20 nas conquistas dos campeonatos mundiais das duas categorias em 2003.
Paquetá foi técnico também do clube saudita Al-Hilal e da Seleção da Arábia Saudita. No Qatar, treinou ainda os times Al-Gharrafa e Al-Rayan. Essas duas equipes são hoje comandadas, respectivamente, pelos brasileiros Caio Júnior e Paulo Autuori.
A Federação Líbia assinou ainda contratos com treinadores do Egito, para seleção Sub-20, da Sérvia, para seleção olímpica, e da Alemanha, para outras categorias de jovens.

