São Paulo – Cidadãos dos Emirados interessados em seguir carreira diplomática podem se candidatar a bolsas de estudo para fazer a graduação no exterior, inclusive no Brasil. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 31 de maio, segundo informações divulgadas pela Academia Diplomática dos Emirados (EDA).
As bolsas são direcionadas a pessoas nascidas no país árabe que desejam se juntar ao corpo diplomático do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional (Mofaic) local e podem ser usadas para cursos em 133 universidades de primeira linha selecionadas para o programa, em 16 países.
A maior parte das instituições de ensino fica nos Estados Unidos. Mas também há universidades na Holanda, Reino Unido, Japão, Dinamarca, Suíça, Coreia do Sul, Singapura, França, Noruega, Canadá, Austrália, China, Malásia e Rússia. No Brasil, a única instituição selecionada é a Universidade de São Paulo (USP).
A EDA informa, no entanto, que também avaliará pedidos de bolsas para estudos em universidades de ponta que não estão na lista. O programa dará ajuda financeira para cursos com início em 2018 ou 2019. “O programa visa proporcionar a futuros diplomatas educação completa em áreas de importância estratégica para o Ministério”, diz a EDA.
Ao concluir a graduação, os estudantes deverão retornar aos Emirados e se inscrever no programa Diplomacia e Relações Internacionais da pós-graduação da EDA. Ele dará conhecimento especializado em questões globais e regionais, principalmente as relevantes para os Emirados e Oriente Médio, e servirá como uma introdução à carreira diplomática.
Entre as exigências para ter a bolsa é preciso nota igual ou maior que 85 no Ensino Médio (sendo 100 o total), se comprometer a trabalhar no Mofaic pelo período igual ao tempo de estudo no exterior (pelo menos três anos), não mudar de curso sem aprovação do Ministério, entre outros.
O programa também tem exigências quanto ao comportamento do estudante no exterior. Ele não deve se envolver em organizações políticas, ter comportamento antiético que comprometa a reputação dos Emirados ou participar de atividades incompatíveis com os ensinamentos do Islã.
Os selecionados terão ajuda financeira durante toda a graduação. Os solteiros disporão de 15 mil dirhans (cerca de US$ 4 mil pela conversão atual) por mês e os casados terão bolsa mensal de 18 mil dirhans (US$ 4,8 mil). Os estudantes ainda vão contar com seguro saúde para eles e seus dependentes, subsídio de viagem, subsídio de livros, entre outros benefícios.
Mais informações e inscrições:
http://www.eda.ac.ae/admissions/scholarships