Alexandre Rocha
São Paulo – O G-77, grupo que tem como objetivo articular e promover os interesses econômicos comuns dos países em desenvolvimento, vai se reunir nos dias 11 e 12 em São Paulo, antes do início da 11ª Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), que será realizada entre os dias 13 e 18.
Durante a reunião do grupo, que hoje conta com 114 países (77 eram os integrantes originais), deverá ser lançada uma nova rodada de negociações sobre o Sistema Global de Preferências Comerciais (SGPC). Tal instrumento foi criado pela Unctad para fomentar a troca de concessões tarifárias entre os países em desenvolvimento.
De acordo com Awni Behnam, assessor sênior do secretário-geral da Unctad, Rubens Ricupero, a expectativa é de que o encontro do G-77 seja encerrado pelo secretário-geral da ONU, Kofi Annan. A reunião será comemorativa dos 40 anos de existência do grupo, fundado quando da 1ª Unctad em 1964.
Em um briefing realizado nesta quinta-feira (03), na sede da prefeitura de São Paulo, Behnam reiterou que dois grandes temas que serão discutidos durante a Unctad vão ser a nova "geografia comercial do mundo", frase cunhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e a cooperação sul-sul (entre os países em desenvolvimento).
Segundo ele, o aumento dessa cooperação tornará os países em desenvolvimento mais habilitados para as negociações com as nações mais ricas, uma vez que os países desenvolvidos necessitam dos mercados emergentes e estes precisam de tecnologia e investimentos.
"Essa cooperação pode ser boa para todos, não só para as nações em desenvolvimento", disse Behnam, que será porta-voz da Unctad.

