São Paulo – A Mauritânia está presente nos encontros ministeriais do G20 que ocorrem nesta semana no Rio de Janeiro como ocupante da presidência temporária da União Africana, da qual o país árabe e africano faz parte. A informação é da Mauritanian News Agency (AMI, na sigla em francês). As reuniões do G20, com focos econômico e social, começaram na segunda-feira (22) e terminam nesta sexta-feira (26).
De acordo com a AMI, o ministro da Economia e Desenvolvimento da Mauritânia, Abdessalam Ould Mohamed Saleh, e o governador do Banco Central da Mauritânia, Mohamed Lemine Dhehbi, participam das reuniões de ministros das finanças e governadores de bancos centrais pela União Africana.
O atual presidente da União Africana é o presidente da Mauritânia, Mohamed Ould Cheikh AI- Ghazouani. O nome é selecionado em assembleia do bloco após consultas aos estados-membros e fica na presidência pelo período de um ano, segundo informações disponibilizadas pela União Africana. Até fevereiro deste ano, a presidência era ocupada por Azali Assoumani, presidente das Ilhas Comores.
No Rio de Janeiro, a Mauritânia chefia a delegação da União Africana. A agência de notícias local destacou os temas do encontro do G20 no Brasil, como a inclusão financeira, o ecossistema tributário global, a necessidade de mobilização de recursos e financiamento para metas climáticas e para o desenvolvimento sustentável e a reforma dos bancos multilaterais de desenvolvimento, entre outros.
Combate à fome
Entre os pontos altos dos encontros do G20 estiveram o pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma proposta brasileira do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que teve aprovação por aclamação no Rio, e o consenso de que é necessário aprofundar as discussões mundiais sobre a taxação dos super-ricos no mundo, outra bandeira defendida pelo Brasil na presidência temporária do G20.
Saiba mais:
#Podcast da ANBA 05: Conhece a Mauritânia?