São Paulo – O ministro das Finanças da Arábia Saudita, Mohammed Al-Jadaan, elogiou a presidência do Brasil no G20 por sua execução diligente da agenda sob o slogan “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”, de acordo com a agência de notícias pública saudita, a Saudi Press Agency (SPA).
Al-Jadaan é um dos ministros sauditas que participa da Cúpula do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo e cuja reunião de líderes ocorre nesta segunda-feira (18) e terça-feira (19) no Rio de Janeiro. O ministro das Relações Exteriores, príncipe Faisal bin Farhan bin Abdullah, também participa.
Abdullah substitui na Cúpula do G20 o príncipe herdeiro e primeiro-ministro Mohammed bin Salman bin Abdulaziz Al Saud, segundo a SPA. O chanceler chegou ao Rio neste domingo (17) e lidera a delegação. Também participa o vice-ministro das Finanças e sherpa do G20 na Arábia Saudita, Abdulmuhsen Alkhalaf.
Falando para a SPA, o ministro Al-Jadaan disse que as três áreas que são foco da presidência brasileira, que são o combate à fome e à pobreza, a reforma da governança global e o desenvolvimento sustentável em suas dimensões econômica, social e ambiental se alinham com o compromisso do G20 de promover o multilateralismo, garantir a segurança alimentar e fomentar o desenvolvimento sustentável.
Posição global e regional
O ministro disse também que a participação ativa da Arábia Saudita na Cúpula do G20 reforça a posição regional e global do país, mostrando a força da economia saudita como uma das que mais crescem no mundo. Ele destacou ainda o desejo do seu país em participar de fóruns globais para solidificar seu papel fundamental no cenário econômico e financeiro internacional.
Leia também:
Arábia Saudita quer Brasil na sua mineração
Arábia Saudita busca startups no Brasil