São Paulo – Os países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) – Kuwait, Omã, Bahrein, Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos – gastaram US$ 3,77 bilhões em publicidade no primeiro semestre de 2008. O valor é 23,6% superior ao registrado no mesmo período de 2007, quando os países membros do bloco econômico gastaram US$ 3,05 bilhões. As informações foram divulgadas pelo site árabe de notícias MENA FN.
Entre as nações do GCC, os Emirados Árabes Unidos ficaram em primeiro lugar em gastos com publicidade no primeiro semestre deste ano: US$ 929 milhões, um aumento de 42% na comparação com o primeiro semestre de 2007. A Arábia Saudita ficou em segundo, com US$ 550 milhões, aumento de 11%; o Kuwait gastou US$ 337 milhões, aumento de 11%; o Catar investiu US$ 157 milhões, aumento de 1%; Omã gastou US$ 120 milhões, aumento de 69%; e o Bahrein investiu US$ 50 milhões, aumento de 2%.
De acordo com Khamis Al Muqla, diretor da agência de publicidade Gulf Marcom Group, do Bahrein, a mídia impressa (jornais e revistas) recebeu a maior parte do orçamento publicitário do GCC: 84%.
O gasto com anúncios na TV chegou a 13% do total. Nos seis primeiros meses de 2007, a participação do setor não chegou a 10%. O gasto com publicidade em outdoors, cinema e rádio foi equivalente a 3% do total.
Ainda segundo Al Muqla, anúncios de governos e organizações corresponderam por 15% do gasto total com publicidade no primeiro semestre deste ano (aumento de 39% sobre o mesmo período em 2007), o setor de entretenimento respondeu por 12% (aumento de 12%), roupas, jóias e previdência social, 3% (aumento de 30%), e produtos de beleza, higiene pessoal e limpeza doméstica, 2% (aumento de 98%).
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

