Da redação *
São Paulo – Os investimentos em publicidade no Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) – união aduaneira que reúne Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Kuwait, Omã e Catar – somaram US$ 3,9 bilhões em 2004. Ocorreu um aumento de 38% em relação ao ano anterior, quando o montante dos gastos foi de US$ 2,8 bilhões.
Segundo informações do site árabe de notícias econômicas Menareport.com, o maior crescimento foi registrado no período de janeiro a setembro, quando os gastos com publicidade cresceram 47,2% em comparação com o mesmo período de 2003.
O Menareport.com acrescenta que os principais anunciantes foram dos setores de comunicação, bancário e serviços financeiros; seguidos dos operadores de turismo (hotéis e entretenimento), linhas aéreas, agências de viagens, seguros e imóveis.
No caso do Bahrein, segundo informa a agência de notícias econômicas AMEInfo, no ano passado os gastos com publicidade totalizaram US$ 117,3 milhões, um aumento de 35% sobre o resultado do ano anterior.
De acordo com a AMEInfo, o principal veículo utilizado foi mídia impressa, que recebeu 60% das verbas. Do total investido em mídia impressa, 49% foi para os jornais e 11% para revistas. Em segundo lugar veio a televisão, com 38%, seguida por cinema, rádio e mídias externas, que receberam 2%.
* Tradução de Mark Ament

