Da redação
São Paulo – Os gastos com publicidade na Arábia Saudita e nos outros cinco países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) cresceram muito nos primeiros nove meses de 2004, tiveram uma expansão de 45% sobre o resultado de 2003, quando os valores chegaram a US$ 2,8 bilhões.
Segundo informou Khamis Al-Muqla, membro da Associação Internacional de Publicidade, ao site de notícias árabe Menareport.com, no primeiro semestre deste ano o setor cresceu 50%.
As vendas de anúncios nos primeiros nove meses do ano alcançaram US$ 2,7 bilhões, ante US$ 1,86 bilhão durante o mesmo período de 2003. A publicidade em canais via satélite cresceu 55% em relação a 2003, de US$ 870 milhões para US$ 1,347 bilhões este ano.
Sempre de acordo com o Menareport.com, o maior percentual de crescimento em anúncios foi apresentado pelo Bahrein (42,76%), seguido pelo Catar (42,16%) Emirados Árabes Unidos (40%). A Arábia Saudita ficou em quarto lugar, com crescimento de 38%, seguida pelo Kuwait, com 26%, e Omã, com 22% de crescimento.
Em termos de valores, a Arábia Saudita foi responsável pelo maior volume de gastos com publicidade em canais via satélite na região, com US$ 473 milhões, seguida pelos Emirados Árabes (US$ 428 milhões) e Kuwait (US$ 268 milhões).

