São Paulo – A Federação do Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) está interessada em promover uma missão comercial ao mundo árabe no futuro próximo. A ideia foi apresentada nesta quinta-feira (02) pelo vice-presidente da entidade, Arno Gleisner, durante seminário sobre oportunidades de negócios entre o Brasil e os países árabes, realizado em Porto Alegre.
De acordo com o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, que deu palestra sobre os mercados da região e sobre como negociar com os empresários de lá, as duas organizações vão discutir em breve que países podem ser visitados e quais setores devem ser representados na missão.
Alaby afirmou que estavam presentes cerca de 60 pessoas, principalmente dos ramos de móveis e alimentos, além de importadores de produtos químicos e petroquímicos e de gêneros alimentícios.
A princípio, segundo ele, o ideal seria casar a missão com alguma feira importante da região, como a Gulfood, do ramo de alimentos, a Index, de móveis e decoração, ou a Big 5 Show, do setor de construção. Todas ocorrem anualmente em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e costumam ter forte participação brasileira.
Além de Alaby e Gleisner, participaram do seminário o embaixador Cláudio Lyra, representante do Itamaraty no Rio Grande do Sul, e Sérgio Kirsch, da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP). Kirsch, de acordo com informações da Agência de Notícias Fecomércio, falou sobre os portos e aeroportos do mundo árabe.

