São Paulo – A empresa russa Gazprom anunciou intenção de comprar a totalidade das exportações de petróleo e gás da Líbia para a Europa, com o objetivo de revender os produtos aos mercados europeus. A informação foi publicada hoje (10) no site da TV Aljazeera na internet.
A companhia informou também que vai investir na construção de um gasoduto ligando a Líbia ao continente europeu, além de desenvolver refinarias existentes no país e construir novas instalações.
A Gazprom emitiu pronunciamento a respeito desses projetos após o encontro do líder líbio, Muammar Al-Kadafi, com o presidente da empresa, Alexei Miller, que afirmou que a Líbia respondeu positivamente à proposta de compra do total de gás, petróleo e de gás liquefeito produzido no país ao preço de mercado.
Segundo a Aljazeera, esse movimento coincide com os temores dos especialistas ocidentais em relação às possibilidades da empresa russa de impedir as tentativas dos países da União Européia de achar alternativas ao gás russo.
Vale ressaltar que a Gazprom assinou um acordo de parceria com a italiana Eni, através do qual adquiriu alguns ativos, incluindo ativos da empresa italiana na Líbia. A Itália é a maior importadora do gás líbio.
*Tradução de Saleh Haidar

