Kuwait News Agency*
Cidade do Kuwait – O Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) celebra hoje, 25 de maio, o 24° aniversário de sua fundação, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. O bloco econômico, que vive um processo de integração, é formado por Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Omã, Catar e Kuwait.
O GCC chega ao seu 24º ano com uma população de 33 milhões de pessoas, o que representa 10% da população árabe. As nações do grupo detêm 50% do PIB do mundo árabe, US$ 407 bilhões. A Arábia Saudita responde por mais da metade disso: US$ 225 bilhões. Na região estão alguns dos maiores produtores de petróleo do mundo, caso da Arábia Saudita.
O grupo está trabalhando na criação de uma zona de livre comércio e promovendo uma série de reformas comuns, como privatizações das redes de ensino e empresas públicas. A maioria dos países quer atrair capital estrangeiro e modernizar sua economia. O próximo grande passo do bloco será a criação da moeda única, o que deve ocorrer entre 2007 e 2010.
História
A história do GCC começou em 1981, quando os reis e emires dos países integrantes se reuniram e aprovaram a estrutura legal básica para o grupo.
A idéia de formar o GCC havia nascido muito antes, porém, em 1975, quando o emir do Kuwait, Jaber Al-Ahmad Al-Jaber Al-Sabah, que na época era o príncipe herdeiro e primeiro-ministro do país, estava em visita a Abu Dhabi.
Após conversas com o presidente dos Emirados Árabes, o falecido Zayed Bin Sultan Al-Nahyan, foi publicada uma nota em que pediam a formação de um comitê ministerial conjunto, liderado pelos primeiros ministros dos dois países.
Na mesma época, Jaber pediu que fosse feito um esforço para a criação de uma união política e econômica entre os países do Golfo. Seguiram-se intensas negociações entre as nações da região e foi criado um grupo que reuniria todos os países por meio de uma secretaria especial.
Duas vezes por ano, representantes de cada um dos seis países se encontravam. Em 1981, as delegações se reuniram e aprovaram a constituição do GCC.
No dia 25 de maio de 1981 aconteceu a primeira reunião de cúpula completa do GCC, em Abu Dhabi. Esta reunião marcou o final da fase preparatória para a formação do GCC pois os líderes chegaram a um acordo sobre o Conselho.
Conquistas
Desde sua formação, o GCC teve vários avanços nas áreas política, econômica, social, cultural e esportiva.
No dia 11 de maio de 2004, os países do GCC concordaram em formar uma zona de livre comércio com o Líbano para ampliar o comércio com o país. O mesmo foi feito com a Síria em junho do ano passado.
No dia 10 de maio de 2005, durante a cúpula dos países árabes e sul-americanos, o GCC e o Mercosul assinaram um acordo-quadro que dará início para as negociações de um tratado de livre comércio.
*Tradução de Mark Ament, com informações da redação da ANBA

