Kuwait News Agency*
Bruxelas – Chanceleres dos países membros do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) e da União Européia (UE) se comprometeram a assinar um acordo de livre-comércio entre os dois blocos econômicos até o final de 2008.
O anúncio foi feito em coletiva de imprensa pelo ministro das Relações Exteriores do Catar, Ahmad bin Abdallah Al-Mahmoud, que é também o atual presidente do GCC, e por Dimitrij Rupel, ministro do Exterior da Eslovênia e atual presidente da EU.
A coletiva, que contou também com o secretário geral do GCC, Abdulrahman Al-Atiyyah, e a comissária européia para Relações Exteriores, Benita Ferrero-Waldner, aconteceu após a 18ª Reunião de Cooperação Ministerial GCC-UE.
"Os dois lados estão agora muito perto de concluir o acordo", disse Al-Mahmoud. "Esperamos que seja assinado antes do fim do ano", afirmou.
"Ambos os lados têm em comum o desejo de trabalhar para solucionar todos os problemas e promover a cooperação em áreas como educação, meio ambiente e pesquisa científica", disse Benita, para quem o acordo está "mais perto de ser concluído do que nunca".
As negociações para a assinatura de um acordo de livre-comércio entre o GCC e a UE tiveram início em 1990.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum