Da redação*
São Paulo – O secretário-geral do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), Abdul Rahman Bin Hamad Al-Attiyah, afirmou hoje, durante a Segunda Cúpula do Sul, que o grupo tem participado ativamente na implementação do que foi acordado na Primeira Cúpula do Sul e na conferência em Marrakesh.
"Os países do GCC têm contribuído bastante para colocar em prática as recomendações feitas nestas reuniões, entre elas ajudar a desenvolver a capacidade produtiva, criar mecanismos de cooperação e aumentar o comércio com os países do sul", explicou.
O secretário-geral do GCC acrescentou que o grupo do G-77 pede cooperação entre os países do sul para melhorar a economia do grupo e tomar decisões internacionais conjuntas, e disse que o GCC está fazendo exatamente isso.
Segundo Al-Attiyah, o GCC segue as recomendações tomadas em Marrakesh, quando foi declarado que a cooperação sul-sul não é uma substituta à cooperação com os países do norte, mas um complemento.
Ele declarou ainda que as ligações do GCC com os países industrializados do norte são sólidas. Segundo Attiyah, há muito tempo os países do Golfo tentam desenvolver as relações econômicas com o sul, através de maior comércio e acordos de cooperação econômica.
O representante do GCC também disse que os países do Golfo são líderes em auxílio para o desenvolvimento. Segundo ele, a maioria dos países do GCC investe mais do que o 0,7% do PIB pedido pela ONU. Isso acontece por meio de assistência direta ou de vários fundos de desenvolvimento.
O secretário também disse apoiar a iniciativa do emir do Catar, que, ontem, pediu para que se aumente o investimento direto estrangeiro e a assistência oficial para o desenvolvimento dos países mais pobres. A informação é da Qatar News Agency.
*Tradução de Mark Ament

