São Paulo – Os países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) terão 61 novos hotéis, no valor de US$ 8,8 bilhões, até o final de 2010. As informações são de uma pesquisa da empresa Proleads e foram divulgadas pelo site árabe de notícias Al Bawaba.
"Esta é uma época difícil para todos, mas números recentes mostram que os o mercado de hotelaria continua crescendo no Oriente Médio", afirmou Maggie Moore, diretora da The Hotel Show, maior feira voltada para o setor da região, que será realizada no Centro Internacional de Convenções e Feiras de Dubai entre 24 e 26 de maio de 2009.
A grande maioria dos novos hotéis da região será construída nos Emirados Árabes Unidos: serão 22 novas obras este ano, e outras 13 em 2010, de acordo com a pesquisa da Proleads.
"Com a previsão de construção de milhares de novos quartos de hotel nos próximos dois anos certamente haverá pressão para que as diárias sejam reduzidas no curto prazo", disse Maggie. "Não podemos esquecer que o custo de estadia nos hotéis da região ficou entre os mais altos do mundo no ano passado", afirmou a diretora da feira.
"Nesse meio tempo, espera-se que a região continue investindo em infra-estrutura de turismo, incluindo a construção de novos hotéis, para assegurar a sustentabilidade e o crescimento no longo prazo", explicou.
A pesquisa da Proleads informa que cinco hotéis de grande porte deverão ser construídos este ano na Arábia Saudita, e outros sete em 2010; no Catar, serão cinco este ano e dois no ano que vem; o Bahrein deverá ter um novo hotel de grande porte concluído em 2009 e quatro em 2010. Os Emirados Árabes Unidos são o país que deverá gastar mais com a construção de novos hotéis em 2009 e 2010: US$ 6,1 bilhões.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum