Emirates News Agency*
Dubai – O custo e benefício em potencial de uma moeda única no Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) estará entre os assuntos debatidos no 4° Fórum Econômico do GCC, está marcado para os dias 17 a 21 de dezembro de 2005, no hotel Burj Al Arab, em Dubai. Participarão do fórum economistas, presidentes e diretores de empresas, autoridades dos governos, ministros, líderes empresariais, acadêmicos e pesquisadores.
Os principais economistas e líderes da região vão debater os ensinamentos que podem vir do euro e como implementar uma moeda única em países com economias, políticas e identidades culturais tão diferentes. Outro assunto a ser debatido será a paridade com o euro, dólar ou se a moeda deve flutuar livremente.
A negociação para a criação de uma moeda única no GCC começou em 1990 e o prazo final definido para a criação da moeda única é 2010. Além de mostrar a união do GCC para o resto do mundo, uma moeda única pode aumentar a transparência e competição entre os países e facilitar o planejamento de negócios e investimentos.
*Tradução de Mark Ament

