São Paulo – A GE inaugurou na semana passada um centro de treinamento em turbinas para aviação e para as indústrias de petróleo e gás natural, segundo nota divulgada pela empresa aérea Qatar Airways. A unidade fica na Cidade de Educação da Qatar Foundation, uma organização que reúne pesquisadores e empresários para promover o desenvolvimento da economia de conhecimento do país.
Este é o primeiro centro de treinamento em turbinas da GE fora dos Estados Unidos e servirá para treinar técnicos dos clientes da empresa no Oriente Médio, África, Europa e Ásia. No centro técnico, que cobre uma área de 13,4 mil metros quadrados, técnicos poderão fazer treinamento nas turbinas GE90, CF6, CF34 e GEnx. O centro contém modelos gráficos em 3D e oferece também treinamento online. Há também 14 baias para treinamento de manutenção das próprias turbinas.
O centro de treinamento da GE no país árabe pretende formar de 400 a 500 novos técnicos em turbinas a cada ano. Durante a inauguração do centro, o diretor presidente da Qatar Airways, Akbar Al Baker, disse que a companhia aérea será uma das principais beneficiárias deste centro de treinamento.
"Todas as nossas aeronaves Boeing 777 utilizam turbinas GE90, a maior do mundo. A nova geração da turbina, a GEnx, será utilizada em nossa frota de aviões Boeing 787 – modelo que inauguraremos no Oriente Médio quando recebermos nosso primeiro avião, no ano que vem", explicou o executivo. A empresa opera atualmente 25 aeronaves Boeing 777 para transporte de passageiros e carga.
No total, a Qatar Airways trabalha com 97 aeronaves, servindo 100 destinos na Europa, Oriente Médio, África, Ásia-Pacífico e América do Norte e Sul. A empresa tem atualmente uma carteira de pedidos que inclui também 80 aeronaves Airbus A350s, 60 aviões Boeing 787 e 37 Boeing 777. A empresa também adquiriu cinco aeronaves Airbus A380, o primeiro com previsão de entrega para 2012.
*Tradução de Mark Ament

