Da redação*
São Paulo – A companhia General Electric informou na semana passada que vai fornecer equipamento para uma fábrica de fertilizantes avaliada em US$ 3,2 bilhões no Catar. A informação foi divulgada pela agência de notícias Reuters.
A divisão de petróleo e gás da GE (GE Oil & Gas Services) divulgou em nota à imprensa que deverá fornecer geradores de turbinas a gás, cinco turbinas a vapor e outros equipamentos para as obras de expansão da usina Qafco-5, que estão sendo desenvolvidas no país árabe pela companhia Qatar Fertiliser. A GE não informou o valor do contrato de fornecimento.
O grupo norueguês Yara, que atua no setor de fertilizantes e detém 25% da Qafco-5, informou em novembro de 2007 que a usina deverá se tornar a maior produtora de amônia do mundo. A Qafco-5 já é a maior usina produtora de uréia do mundo.
Após a conclusão das obras, a capacidade total de produção anual da Qafco deve chegar a cerca de 3,8 milhões de toneladas de amônia e 4,3 milhões de toneladas de uréia, de acordo com o grupo Yara.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

