Kuwait News Agency*
Dubai – A companhia General Electric (GE), dos Estados Unidos, assinou três contratos para fornecimento de turbinas a países no Oriente Médio. Os contratos têm valor total de US$ 1,8 bilhões. As informações foram divulgadas em nota à imprensa pelo diretor regional da GE para o Oriente Médio, Joseph Anis.
A GE vai fornecer 20 turbinas movidas a gás natural para uma usina no Kuwait, além de 12 turbinas a gás natural e cinco turbinas a vapor para dois projetos no Catar. "Há uma demanda crescente por energia elétrica e água na região", disse Anis.
Um dos três contratos anunciados prevê o fornecimento de 20 turbinas a gás do tipo Frame 9E da GE à companhia Kharafi National, do Kuwait. As turbinas serão utilizadas na usina estatal de Sabiya, que terá capacidade de produção de até 2,5 gigawatts. A usina será operada pelo Ministério da Eletricidade e Água do Kuwait. As turbinas serão fabricadas nas instalações da GE em Belfort, França, e devem ser entregues em regime de urgência, entre outubro de 2007 e junho de 2008.
No Catar, a GE vai fornecer os modelos de turbina Frame 9FA e Frame 6BG para uma usina com capacidade de até 2 gigawatts, "a maior do país e uma das maiores do Oriente Médio", segundo Anis. A usina será operada pela companhia Mesaieed Power Company Limited e está sendo construída pela Iberdrola Ingenieria y Construccion S.A.U., de Madri, Espanha.
A demanda por energia no Catar aumentou em média 9% ao ano de 2001 a 2005. Já em 2006, esse aumento foi superior a 17%, de acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE). A nova usina deverá começar a produzir energia em julho de 2008, passando a operar com a capacidade total de 2 gigawatts em abril de 2010.
Incluindo os novos contratos com Catar e Kuwait, a divisão de energia da GE tem contratos no Oriente Médio com valor total superior a US$ 3,5 bilhões, desde dezembro de 2006.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

