São Paulo – A General Motors do Brasil divulgou na sexta-feira (21) a primeira imagem sem disfarces do Chevrolet Agile, novo modelo da marca que será lançado em outubro. O carro, segundo a GM, foi totalmente desenvolvido pelas áreas de design e engenharia do Centro de Desenvolvimento de Veículos da companhia, localizado em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo.
De acordo com a empresa, o Agile é o primeiro de uma nova família de automóveis, a Viva. Os investimentos no desenvolvimento e na produção da linha, em fábricas no Brasil e Argentina, somam US$ 400 milhões. O carro é destinado a mercados emergentes.
Trata-se de um hatchback, mas a assessoria de imprensa da GM não divulgou mais nenhuma informação sobre suas dimensões. A reportagem da ANBA foi orientada a deduzir o tamanho pela fotografia. É difícil de fazer tal avaliação sem ver o carro ao vivo, parece ser compacto, mas o leitor deve senti-se livre para tirar suas próprias conclusões.
As únicas informações constam de frases de executivos da companhia divulgadas em press release. “É um veículo que vai além de um hatchback tradicional. Nossa tarefa foi idealizar um carro ideal para o brasileiro, que é um cliente bem exigente. Design arrojado é fundamental, assim como espaço interno e um aspecto de crossover, ou seja, um carro que ‘transpire’ versatilidade e que consiga atrair vários perfis, desde o urbano até o esportista ou aquele usuário que adora o campo”, disse o diretor-geral de Design da GM do Brasil, Carlos Barba, segundo a nota da empresa.
De acordo com o presidente da GM do Brasil e Mercosul, Jaime Ardilla, “o Agile, uma das principais novidades da Chevrolet e do mercado em 2009, mostra a confiança que temos na preferência do consumidor brasileiro e no potencial do país”.
Sempre segundo a nota, o vice-presidente da montadora, José Carlos Pinheiro Neto, declarou que o carro é “uma demonstração inequívoca da capacidade, tecnologia e infraestrutura da GM do Brasil, que hoje domina o desenvolvimento de um veículo totalmente novo, desde sua concepção como desenho, até a produção na linha de montagem, incluindo as áreas principais como design, powertrain (conjunto motriz) e manufatura”.
A GM tem no Brasil um de seus cinco centros mundiais de criação e desenvolvimento de veículos. No ano passado, de acordo com a nota, a empresa bateu recorde de vendas no país, com 548.941 unidades comercializadas.

