Cairo – A GMS Trade, empresa de importação e exportação do Egito, quer fornecer ervas medicinais e aromáticas e óleos essenciais para o mercado brasileiro. A companhia foi fundada há três anos e é especializada na importação de café, produto que traz inclusive do Brasil, e na exportação das ervas e dos óleos.
O diretor da GMS Trade, Mustafa Said (foto acima), disse que a empresa trabalha para entregar óleos e ervas de alta qualidade a preços razoáveis para consumidores em todo o mundo. Os produtos exportados são usados como matérias-primas de alimentos e cosméticos. O Egito é famoso como fornecedor desse segmento, com destaque para a produção de erva-doce, cominho preto, alcarávia, camomila, óleo de jasmim e capim-limão.
De acordo com Said, o mercado brasileiro é promissor para os produtos da GMS Trade e isso ocorre por se tratar de um dos países onde há maior desenvolvimento nas indústrias de cosméticos e de alimentos. A empresa egípcia busca atingir esse setor, seja diretamente ou por intermédio de agentes e fornecedores do nicho.
O diretor percebeu que as relações comerciais entre Egito e Brasil alcançaram um crescimento significativo nos últimos anos, após a entrada em vigor do acordo de livre comércio Egito-Mercosul. O tratado passou a valer no final de 2017 e permite a entrada de produtos egípcios no Brasil com redução ou sem tarifa alfandegária.
Segundo ele, os produtos da GMS Trade são 100% puros e produzidos em fazendas egípcias seguindo um sistema de acompanhamento e controle de qualidade do produto, desde o cultivo até chegar ao consumidor. A companhia opera nesta área de óleos e ervas com a marca Galileo, que vem se firmando como sinônimo de alta qualidade.
O mercado brasileiro
Said relatou que estudos globais, que foram analisados pela empresa, indicam que o Brasil importa US$ 87,8 milhões em óleos essenciais e ervas aromáticas ao ano, tornando-se assim o 16º importador desses produtos no mundo. O tamanho do mercado brasileiro de óleos essenciais e ervas aromáticas é de US$ 5 bilhões, segundo ele.
Ele acrescentou que estudos indicam que os consumidores brasileiros utilizam óleos essenciais e ervas medicinais em seu dia a dia, seja como perfumes, cosméticos, aromas alimentícios ou para fins medicinais. Os consumidores do País os usam ainda como alternativa aos produtos químicos. Estima-se que mais de 90% dos brasileiros utilizam óleos essenciais ou ervas regularmente. Portanto, há uma grande oportunidade nesse mercado.
Apas Show 2023
A GMS Trade promoveu seus produtos no Brasil em maio durante a feira Apas Show 2023, em espaço organizado para marcas árabes pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira. O diretor afirma que a exposição foi uma boa oportunidade para conhecer o mercado brasileiro e suas necessidades, além de educar o público-alvo da companhia sobre os diversos usos dos óleos essenciais, como aromaterapia, produtos de beleza, alimentos e remédios caseiros.
Segundo o diretor, participar de uma feira como a Apas Show é uma das melhores maneiras de conhecer pessoas, mostrar como os produtos da empresa funcionam e construir relacionamentos de longo prazo com todos os tipos de clientes em potencial, de importadores a distribuidores e usuários finais. Said explicou que a empresa tem um plano para conquistar os mercados mundiais com seus óleos essenciais e ervas.
A GMS Trade também está trabalhando para aumentar a capacidade de produção, o que lhe permitirá atender o aumento de demanda dos itens que comercializa, além de trabalhar no desenvolvimento de um sistema de produção mais eficiente para exportação. A empresa também planeja criar novas linhas para suprir a demanda dos clientes.
Traduzido do árabe por Georgette Merkhan