São Paulo – A companhia aérea brasileira GOL e a fabricante norte-americana de aviões Boeing anunciaram nesta segunda-feira (01) que a GOL vai comprar 60 novos aviões do modelo 737 MAX. De acordo com informações da Boeing, a encomenda é avaliada em US$ 6 bilhões, tendo como base o preço de tabela de cada aeronave. A primeira unidade será entregue em 2018.
Segundo o presidente da GOL, Paulo Kakinoff, os novos aviões irão ajudar a empresa a manter uma frota moderna e permitir que a companhia mantenha uma “vantagem competitiva no longo prazo” por meio do modelo “low-cost” utilizado pela GOL desde que foi criada, há 12 anos. A empresa, no entanto, precisou reduzir seus gastos recentemente após registrar prejuízos nas suas operações. Voos foram remanejados e funcionários foram demitidos nos últimos meses.
Os novos modelos 737 são uma versão atualizada do avião mais vendido da Boeing, o 737. Este modelo, de um corredor, é utilizado em voos regionais. Quando entrar em operação, o 737 MAX irá consumir 13% menos combustíveis do que os aviões de um corredor que atualmente estão em operação. Segundo a Boeing, a compra da GOL anunciada nesta segunda-feira eleva para 724 o total de aviões deste modelo encomendados.

