São Paulo – Os países do GCC, bloco econômico que inclui Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Kuwait, Omã e Emirados Árabes Unidos, vão consumir US$ 43,8 bilhões em alimentos halal em 2009, segundo matéria publicada pelo site árabe de notícias econômicas Menafn. A tendência é que, em 2010, haverá crescimento de mais US$ 1 bilhão.
Com a forte dependência que os países do GCC têm da importação de produtos alimentícios, as compras de alimentos halal no mercado internacional vêm crescendo de forma expressiva. Isso levou fornecedores de alimentos a implantar a produção halal, com o abate de animais seguindo regras islâmicas.
"A região está notando um forte aumento na demanda por produtos halal e está sendo criada no mercado global uma padronização para esses itens", declarou Raees Ahmed, diretor da empresa Orange Fairs & Events, organizadora da Halal Expo 2009, feira de produtos halal que vai ocorrer em Dubai.
"A região nota uma forte mudança no modelo de negócios halal, que gera novas oportunidades de investimento em projetos agrícolas através da criação de joint-ventures e parcerias", acrescentou o executivo.
A Halal Expo 2009, terceira edição da feira de produtos halal, vai ocorrer entre os dias 10 e 12 de novembro de 2009, no Madinat Jumeirah. Com patrocínio da Câmara de Comércio e Indústria de Dubai, a feira deve receber em seus 2,6 mil metros quadrados entre sete e oito mil visitantes.
Serão apresentadas mais de 200 marcas de 34 países, entre eles Austrália, Argentina, Brasil, Canadá, China, Croácia, Egito, França, Alemanha, Indonésia, Irã, Itália, Jordânia, Arábia Saudita, Kuwait, Países Baixos, Paquistão, Polônia, Filipinas, Turquia, Tailândia, Tunísia, Malásia, Cingapura, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Também estarão presentes organizações de certificação halal, câmaras de comércio e associações halal internacionais.
Entre os expositores da feira estarão empresas do setor de alimentos e bebidas, serviços bancários e financeiros, moda islâmica, cosméticos e farmacêuticos, turismo e hospitalidade e também logística halal.
Empresas brasileiras já participaram no ano passado. Antes, porém, outra feira do ramo alimentício vai ocorrer em Riad, na Arábia Saudita, a Saudi Agro-Food, no início de novembro. A presença de companhias brasileira está sendo organizada pela empresa Conceito Brazil, com apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e da embaixada do Brasil em Riad.
*Tradução de Mark Ament

