Isaura Daniel
São Paulo – O mercado do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) é propício para a instalação de franquias brasileiras que ofereçam produtos de moda de maior valor agregado. Essa é uma das conclusões do gerente de eventos internacionais da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil (Apex), Juarez Leal, após ouvir a primeira parte da palestra do consultor Arvind Chaddha, especialista no mercado de franquias da região, hoje (8) pela manhã na Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
Chaddha falou a um grupo de empresários sobre as principais características do varejo do GCC e o que deve levar em conta quem deseja ingressar nele. "O mercado é bem concorrido, mas existe renda", afirmou Leal. Na abertura do seminário, o presidente da Câmara Árabe, Antonio Sarkis Jr., ressaltou o crescimento deste mercado. Segundo ele, em Dubai, por exemplo, há planos de quadruplicar o número de shopping centers e centros comerciais até o ano de 2010. "As empresas precisam estar atentas a estas oportunidades", afirmou Sarkis.
A palestra de Chaddha faz parte de um projeto levado adiante pela Apex, a Câmara Árabe e a Associação Brasileira de Franchising (ABF), com apoio de entidades do setor de moda, para promover a instalação de franquias brasileiras da área para o mundo árabe. "As empresas de moda já estão há muitos anos no mercado árabe. Por isso resolvemos concentrar o projeto nesta área. As experiências vão servir para dar horizonte quem tem intenção de prospectar este mercado", afirmou o gerente de Relacionamento da ABF, Rogério Feijó. O seminário seguirá até o final da tarde.

