Alexandre Rocha
alexandre.rocha@anba.com.br
São Paulo – A Gomes da Costa, indústria brasileira de pescados, acaba de fechar sua primeira venda para a Líbia. De acordo com o gerente de exportação Dario Chemerinski, foram embarcadas cerca de 90 toneladas de atum enlatado. "Foram quatro contêineres de latas com a marca Gomes da Costa, com rótulos em árabe e inglês adaptados para o mercado", disse ele à ANBA.
Segundo Chemerinski, o consumo per capita de atum na Líbia é um dos mais altos do mundo e ele acredita que a empresa terá condições de exportar regularmente em torno de 50 toneladas por mês. "Há chances também para outros produtos, como sardinhas e patês", afirmou.
Para conquistar os mercados do Oriente Médio e Norte da África, a companhia, que pertence ao grupo espanhol Calvo, lançou uma linha de embalagens com inscrições em árabe, inglês e francês. Logo em seguida ela começou as exportações ao Líbano, considerado uma vitrine para o resto da região.
"As vendas para o Líbano estão crescendo, já repetimos os embarques de atum e sardinha. E o país é uma vitrine, estamos recebendo consultas de importadores de outros países da região após a colocação dos produtos por lá", disse. "Nossa estratégia está sendo bem sucedida", acrescentou. Segundo ele, o Líbano tem bons supermercados e costuma receber muitos visitantes da região, a negócios ou em viagens de turismo.
Além da Líbia, a empresa acaba de fechar uma venda de sardinhas para as Ilhas Comores, na África. Será embarcado, segundo Chemerinski, um contêiner para teste de mercado e a idéia é tornar as exportações regulares, com um contêiner por mês.
A empresa espera começar a vender em janeiro também para a Jordânia e para a Síria. "As embalagens em árabe são um diferencial, além da qualidade. Foi feito um teste que começa a dar resultados. Fica claro que adaptar o produto para o mercado é o único jeito de fazer bons negócios. É preciso fazer mais o que o mercado pede", declarou o gerente.
A Gomes da Costa produz mensalmente cerca de 20 milhões de latas de atum e sardinha. A exportação, segundo Chemerinski, consome 15% do total, sendo que o mercado árabe responde hoje por 10% do volume embarcado. Ele disse que a meta é ampliar a participação dos árabes para 20% no próximo ano, dentro de uma perspectiva conservadora. A companhia emprega 1,2 mil pessoas.
Contato
Gomes da Costa
Dario Chemerinski, gerente de exportação
Tel: +55 (11) 5503-6810
E-mail: dchemerinski@gomesdacosta.com.br
Site: www.gomesdacosta.com.br

