São Paulo – A companhia brasileira Gomes da Costa deve vender 100 toneladas de atum e sardinha em conserva para empresas distribuidoras de alimentos na Argélia. As negociações para as vendas foram iniciadas durante a Djazagro, feira agrícola e de alimentos realizada em Argel, entre os dias 12 e 15 de abril.
“A expectativa é que as novas vendas se iniciem no segundo semestre de 2010”, disse Dario Chemerinski, diretor comercial internacional da empresa.
De acordo com o executivo, as vendas aos países árabes representaram 15% das exportações do Grupo Calvo (companhia espanhola dona da Gomes da Costa) em 2009. Considerando apenas a Gomes da Costa no Brasil, as vendas para o mercado árabe foram 11% dos negócios realizados no exterior pela empresa no último ano.
Neste grupo, Chemerinski destaca a Líbia como principal comprador da Gomes da Costa. “O consumo de atum no país é de cerca de cinco quilos anuais por pessoa. A Líbia conta com quase 60 marcas de peixes processados”, afirmou.
A empresa exporta ainda para Marrocos, Líbano, Jordânia, Síria, Emirados Árabes Unidos e Omã. De acordo com o executivo, as exportações da companhia estão crescendo com a abertura de novos mercados em novos países.
“As perspectivas são excelentes devido à boa aceitação dos nossos produtos, tanto atum quanto sardinha, além do fato de termos uma linha completa em árabe-inglês, com produção de latas com todas as informações impressas nestas línguas”, destacou o diretor comercial.
“Em relação à Jordânia, fechamos parceira em janeiro deste ano, e já embarcamos dois pedidos nos últimos 60 dias, com grande aceitação para a linha de atum e filé de sardinhas. A Síria e Iraque já repetiram os primeiros pedidos, com destaque na categoria atum. Quanto a Emirados e Omã, fechamos com um grupo local e, juntos, participamos da Gulfood (maior feira de alimentos do Oriente Médio). A chegada do primeiro embarque está prevista para a terceira semana de maio”, contou Chemerinski.
Segundo o diretor, a empresa considera sua participação em feiras de alimentos nos países árabes “extremamente importante para a expansão comercial internacional”. “Temos a oportunidade de nos expor às empresas e distribuidores da região árabe, o que gera oportunidades de fechar parcerias com empresas locais, que apostam com visão de longo prazo. Além de conhecer de perto o setor de pescados na região.”
A participação da Gomes da Costa na Djazagro contou com o suporte da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que organizou um estande na feira junto com a embaixada brasileira em Argel. “Há intenção de repetirmos a participação em 2011 e 2012 (na Djazagro), até afiançar nossa marca no mercado argelino”, revela Chemerinski.
Segundo ele, o grupo Calvo pretende elevar a participação das exportações aos árabes para 20% em 2010. “A meta deste ano é enviar ao Oriente Médio 420 contêineres com o custo de USS 50 mil cada, o que somaria US$ 21 milhões no faturamento da região em 2010, o que pode representar cerca de 12% do faturamento da companhia”, completou.

