São Paulo – A empresa brasileira Gomes da Costa, líder no mercado de pescados em conserva na América Latina, realizou a venda de 300 mil latas de atum para o país árabe, no valor de US$ 250 mil. O negócio foi fechado com um importador de alimentos da região de Bagdá, que opera nas principais cidades do Iraque.
O carregamento começou a ser enviado na última semana pelo porto de Itajaí, em Santa Catarina, e seguirá em três viagens até o porto de Umm Qasr, com destino à capital iraquiana. A carga completa deverá ser entregue até o final de novembro.
A empresa também vende atum e sardinha em lata para outros países árabes, como Marrocos, Líbia, Líbano, Ilhas Comores e Jordânia. A Gomes da Costa fez algumas adaptações para a realização da venda, como a produção de rótulos em língua árabe e a modificação dos sabores das conservas para o gosto da população local, como a redução de sódio a um nível 40% menor do que o vendido no mercado brasileiro, para que o peixe tenha um gosto menos salgado.
"O mercado árabe é crucial para o crescimento do negócio (da Gomes da Costa) devido ao alto consumo per capita, alta renda, e à excelente aceitação dos produtos brasileiros em geral, em especial pela penetração do frango e carne brasileiros já há muitos anos. Fazemos muita degustação, promoções nos supermercados e distribuímos material promocional. Estamos também trabalhando para fazer outdoors na Líbia em 2010", conta o diretor comercial internacional da Gomes da Costa, Dario Chemerinski.
Atualmente, as vendas para os países árabes representam 15% das exportações da empresa, no valor aproximado de US$ 3 milhões ao ano. Segundo Chemerinski, a empresa deve aumentar esta porcentagem para 25% em 2010.